Criada em 1999, a Orquestra Juvenil de Pevidém tem na sua génese o intuito de proporcionar aos jovens músicos e alunos da Escola de Música da Sociedade Musical de Pévidem a experiência de se apresentarem em público, desenvolver competências na prática da música em conjunto e fomentar a sensibilidade e cultura musical sempre num carácter abrangente e perfil pedagógico.

Constam das suas atividades apresentações em toda a região do Vale do Ave, sendo de destacar os concertos “Jovens Talentos” e concertos intitulados “Cinema em Concerto”, projeto em parceria Sociedade Musical de Pevidém/Cine Clube de Guimarães no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. A Orquestra Juvenil de Pevidém apresentou-se diversas vezes na Gala Anual de Desporto da Cidade de Guimarães, organizada pela tempo Livre, no Concerto de Encerramento da Sessão Legislativa de 2013 a convite da Assembleia da República.

Participou também no Concerto de Encerramento da Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto, no Festival “Guimarães a Cantar” e no Guimarock. Destacamos também as apresentações, e no âmbito de parcerias solidárias com Instituições do concelho de Guimarães, como a APCG, o CAO / Lar “Alecrim” da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães ou Cruz Vermelha Portuguesa tendo acompanhado solistas como Sandra Azevedo (soprano), Elísio Cruz (flauta transversal), Flávio Pereira (trompete), Pedro Silva (trombone), Carla de Carvalho (voz), Sara Pereira (actriz), Francisco Silva (tenor) e grupos como os Guimafloyd e Consumo.

Da discografia da Orquestra Juvenil de Pevidém consta dois CD’s, “One Moment in Time”, gravado em Dezembro de 2001 e “Summon the Heroes” gravado em janeiro de 2017 e vários DVD’s de concertos realizados recentemente.

A Orquestra Juvenil de Pevidém é dirigida pelo seu maestro fundador Vasco Silva de Faria.